sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mais um projeto na contramão da história da preservação do meio ambiente.

Mais um projeto na contramão da história da preservação do meio ambiente.
É impressionante a capacidade das ditas "autoridades públicas" de projetarem um absurdo desse, justamente sobre o Parque Natural do Morro da Manteigueira em Vila Velha, que sequer é citado.
Espero que a sociedade atenta se movimente e mostre sua indignação.
Assim como espero do Ministério Público Estadual as medidas cabíveis para impedir que isto aconteça.
Vamos discutir alternativas de transporte público mais atrativas e eficientes, como ônibus movidos a energia elétrica, como estimular faixas excluivas para bicletas, como abrir acesso na terceira e na segunda ponte para passagem do público a pé e ou de bicicleta, como reativar o aquaviário, pois se no RJ funciona por que aqui é inviável?
Enfim, vamos mostrar aos políticos incompetentes que tem gente que não aceita mais o desenvolvimento a qualquer preço.

Edson Valpassos
Presidente da AAPFG




O túnel pede passagem – 4º ligação Vitória-Vila Velha.


Por: WILLIS DE FARIA
fonte: http://deolhonailha-vix.blogspot.com/2011/04/projeto-do-novo-tunel-entre-vitoria-e.html

Parte do trajeto será por debaixo d'água.
O Governo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), apresentou o conceito do Túnel Vitória Vila Velha e anuncia o lançamento do edital para contratação de empresa para desenvolver o projeto de engenharia.

Na ocasião, foi apresentada a proposta conceitual do túnel Vitória Vila Velha com base nos estudos do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana da Grande Vitória (PDTU/RMGV) e nos estudos preliminares a respeito da possibilidade de implantação do túnel realizados por meio da Setop.

O ex-governador Paulo Hartung lembrou que os estudos indicaram a necessidade de fazer uma nova ligação entre Vitória e Vila Velha e que a alternativa mais viável foi o túnel. Essa obra está inserida dentro de um conjunto de intervenções viárias que têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Vitória. Agora, estamos dando mais um passo para a concretização dessa obra, que é a publicação do edital para a contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo, afirmou.

O ex-secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neilvado Bragato, apresentou as projeções das estimativas retiradas dos estudos preliminares e salientou que a elaboração do projeto de engenharia tem prazo aproximado de um ano após a contratação da empresa e destacou alguns pontos a respeito da proposta: Por que construir um túnel e não uma ponte?

A concepção de túnel subaquático é mais vantajosa porque é um conceito limpo, que não impacta a rotina das duas cidades onde será implantado (Vitória e Vila Velha), nem a rotina da navegação na baía de Vitória. As vias de acesso serão implantadas sobre a aérea acrescida, que será o enrocamento de pedras construído a partir das rochas que serão retiradas do solo subaquático, no lado de Vitória, próximo à região da Ilha da Fumaça. Ou seja, Vitória vai ganhar uma área, que será criada com o material rochoso de bota fora retirado das rochas que ficam entre 30 e 40 metros abaixo do assoalho marinho.

Esta nova área poderá servir para criar, inclusive, uma nova área verde na cidade. Haverá também análise hidrodinâmica para não influenciar na navegação.

Não é mais caro contratar um túnel do que uma ponte?
A ligação Vitória Vila Velha necessariamente implica a transposição sobre a baía de Vitória e envolve diretamente o tráfego de embarcações. Precisa de acessos sobre áreas adensadas, especialmente na Capital, Vitória. A construção de uma ponte demandaria algumas alternativas:

Ponte móvel ou elevadiça - que deveria operar em consonância com as entradas e saídas de embarcações para os portos de Vitória e Vila Velha. O tráfego de embarcações depende das marés. Os levantamentos preliminares apontaram que no horário de maior demanda de tráfego a ponte poderia ser interrompida para a passagem das embarcações, o que poderia acarretar impactos com retenção de veículos, não atendendo assim ao propósito de melhorar a mobilidade urbana.

Ponte - demandaria um gabarito náutico semelhante ao da Terceira Ponte, o que implicaria em um grande número de desapropriações, isto sem falar nos acessos que deveriam ser criados em uma área altamente adensada onde o trânsito de veículos já é bastante intenso, especialmente nas horas de pico.

Que estudos serão feitos a partir do projeto?
Estudo e investigações com sondagens e ensaios que compreendem levantamentos batimétricos, geográficos e ambientais. Por ser um túnel subaquático o projeto vai discriminar todos os serviços necessários à construção, que vão permitir contratar uma empresa para realizar as obras. Isto porque, por se tratar de exploração de rocha, pode haver surpresa metro a metro ao longo da escavação.

O que estamos contratando?
Um projeto de engenharia composto de projeto geométrico, que vai apontar a direção do túnel, por onde ele vai passar, onde tem curva, se vai por aqui, por ali, etc.Projetos de terraplanagem, drenagem, ambientais, obras de contenção, pavimentação, sinalização e dispositivos de segurança, paisagismo, relatório de riscos (que vai apontar o que deve ser feito em caso de acidentes, situações de incêndio, etc.).

Projeto de desapropriação na área de Vila Velha, visto que em Vitória não haverá desapropriação. Não é possível, por enquanto, dizer quantos imóveis serão desapropriados, nem onde exatamente. Para isso, está sendo contratada empresa de consultoria, que vai desenvolver o projeto. O projeto é que demonstrará esse quadro.

O túnel, quarta ligação entre Vitória e Vila Velha, deve custar mais de R$ 1 bilhão - serão cerca de R$ 900 milhões só para duas das três etapas. A primeira parte começaria a ser construída a partir de junho de 2012. Se todo o cronograma previsto for mantido, o túnel começaria a ser usado pelos motoristas em 2014, dentro dos prazos mais otimistas.

A partir de amanhã, serão 90 dias para o edital de contratação da empresa que fará, em até 12 meses, o projeto executivo da obra. Com o governo recebendo o projeto em março de 2012 e abrindo o edital para contratar a empresa que fará a primeira etapa, a obra começaria em julho do mesmo ano, concluindo em até 30 meses.

Quem vai decidir a execução da obra, e como ela será financiada, é o futuro governador Renato Casagrande. "Ele já demonstrou interesse pelo edital e em conseguir formas de executar o projeto", afirma o atual governador Paulo Hartung.

Ao todo, serão três etapas da obra. Em cada uma delas será feito um túnel, com 1,8 mil metros de extensão e com duas pistas que poderão ser usadas em sentido único ou como mão dupla, dependendo do fluxo viário. "Se estiver em horário de pico, pode funcionar somente em um sentido, para aliviar o trânsito", conta Eduardo Mannato, diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).

Outro túnel ainda será feito em Vila Velha. Enquanto o que liga as duas cidades será subaquático, passando por baixo da Baía de Vitória, o segundo vai perfurar o Morro da Garoto, permitindo a ligação do túnel maior aos demais acessos da cidade: Avenida Carlos Lindenberg e Canal Bigossi.

Essa ligação será feita com a ajuda de viadutos, pelo bairro Garoto. Tanto esses viadutos, quanto os dois túneis e a área de acesso à quarta ligação, a ser construída na Avenida Beira-Mar, na Capital, terão faixas exclusivas para ônibus.

Prazos e previsões:
1 - O edital foi lançado, mais a análise das propostas, serão 90 dias (final de março de 2011)
2 - O prazo pode aumentar (sem previsão de quanto) caso alguma empresa entre com recursos durante a avaliação.
3 - A empresa que vencer o edital terá de dez meses a um ano para fazer o projeto
4 - O Estado ainda deve escolher como será feita a construção dos túneis: por Parceria Público- Privada (PPP) ou concessão (como foi feito na Terceira Ponte)
5 - A 1ª etapa (uma via com duas faixas) seria feita em 24 a 30 meses, pronta e liberada para trânsito em junho de 2014
6 - Não há como executar duas etapas ao mesmo tempo por causa das escavações
7 - A 2ª (mais uma via com duas faixas) e 3ª etapas (outra uma via com duas pistas) serão custeadas pelo pedágio. Essa última deve começar em 2031
8 - Todo o projeto, com as três células funcionando, deve ficar pronto antes de 2040

Ligação virá com pedágio em Vila Velha
A perspectiva do túnel entre Vila Velha e Vitória, apresentada ontem, pelo Estado, prevê a construção de uma praça de pedágio no primeiro município. O valor a ser pago pelos condutores será o mesmo cobrado pela Rodosol, na Terceira Ponte. "A cobrança de pedágio no túnel não é novidade. Estava prevista desde a primeira vez que apresentamos a proposta", frisou o ex-governador Paulo Hartung.

A intenção é que a segunda e a terceira etapas do túnel sejam executadas com o dinheiro que for adquirido na cobrança do pedágio. "A iniciativa privada será responsável pela expansão do projeto. Queremos um contrato de execução do túnel que venha por meio de uma Parceria Público Privada (com investimento dos dois setores) ou com uma concessão pública", defende o governador.

VEJAM A CONCEPÇÃO DO PROJETO.
(Clique sobre a imagem para ampliar)










Para acessar filme sobre simulação do projeto, clicar no link informado no início da reportagem.